EMT - ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA

A Estimulação Magnética Transcraniana de repetição - EMTr - é uma técnica de estimulação cerebral moderna e não invasiva indicada para o tratamento de diversas condições médicas, principalmente, doenças psiquiátricas como a depressão e doenças neurológicas. A EMTr foi aprovada para o tratamento da depressão pelo FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos Estados Unidos e, em 2007, foi aprovada no Brasil pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Atualmente, vários centros oferecem esse tratamento no Brasil e no mundo.

A Estimulação Magnética Transcraniana é feita por meio de pulsos eletromagnéticos repetidos que estimulam ou inibem áreas cerebrais específicas. As sessões são diárias e tem duração variável. O paciente fica o tempo todo acordado e não precisa ser anestesiado. O tratamento é seguro com baixo risco de efeitos adversos. O número de sessões é definido de acordo com o estado de saúde de cada paciente. Há também a possibilidade de realizar tratamento de manutenção. A clínica Mangabeiras tem como objetivo fornecer tratamento de excelência na área da psiquiatria, e, em especial, em estimulação cerebral. Seu corpo clínico é composto por psiquiatras especializados na área e com formação nos principais centros de treinamento de estimulação magnética transcraniana no pais e no mundo.


INDICAÇÕES

O tratamento por meio da EMTr é aprovado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) para o tratamento de:


1. Transtorno depressivo maior resistente ao tratamento medicamentoso;

2. Alucinação auditiva refratária.


Por ser uma técnica relativamente nova e em constante desenvolvimento a EMTr tem sido estudada e utilizada em diversas outras condições psiquiátricas e neurológicas, inclusive com aprovações recentes em agências reguladoras internacionais com o FDA (Food and Drug Administration).

REFERÊNCIAS

Se você quer saber mais sobre os tratamentos da Clínica Mangabeiras ou quer ser avaliado por um de nossos especialistas, entre em contato conosco através do telefone.

TELEFONE: (31) 3225-4622

AGENDE UMA CONSULTA

1 Lefaucheur JP, Aleman A, Baeken C, et al. Evidence-based guidelines on the therapeutic use of repetitive transcranial magnetic stimulation (rTMS): An update (2014-2018) [published correction appears in Clin Neurophysiol. 2020 May;131(5):1168-1169]. Clin Neurophysiol. 2020;131(2):474-528.
2. 1986 Estimulação Magnética Transcraniana - versaoFINAL (cfm.org.br)